segunda-feira, 12 de maio de 2014

Santa Inês; Virgem e Mártir!

"...Os algozes estão prontos a começar os tormentos, e Inês anela, com o rosto sereno, o martírio. 'Não julgueis - disse ela - que me atemorize a ameaça dos mais cruéis suplícios, pois toda minha ambição é juntar a minha coroa de virgem com a palma do martírio!"

...

"...O enterro de Santa Inês foi um verdadeiro triunfo. Os inúmeros milagres que se operaram no seu túmulo propagaram rapidamente o seu culto: Santa Inês é celebre em todo o mundo.
Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Jerônimo, muitas vezes lhe teceram elogios.
Santa Inês é representada com um cordeirinho no colo, porque oito dias depois de sua morte, apareceu, tendo ao colo um cordeirinho e acompanhada de um coro de santas virgens, a seus pais que choravam sobre o seu túmulo, revelando-lhes sua glória celeste. Em comemoração desta aparição, todos os anos o Papa benze dois cordeiros, de cuja lã se fazem os pálios que o soberano pontífice envia aos arcebispos, como símbolo da jurisdição metropolitana.

É sobre o túmulo desta heroína que foi erguida canonicamente a União Primaria das Filhas de Maria, sob o patrocínio da Virgem Imaculada e de Santa Inês, Virgem e Mártir!"


 
                                Gloriosa Virgem e Mártir Santa Inês, rogai por nós!!

(Manual da Pia União das Filhas de Maria,Frei Basílio Rower, 1924, Vida de Santa Inês; páginas 12 e 14)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário será moderado pelo autor do blog!